
08 Mai Porque o marketing digital é tão importante em tempos de Covid-19?
Com os canais offline em estado de emergência, as empresas devem contar com as suas estratégias de marketing digital para mitigar o impacto financeiro da covid-19
A crise mundial desencadeada pelo coronavírus já está a ser um desafio para todos os nós, mas principalmente para as empresas. Nos próximos meses, os negócios que já estão a sofrer, ainda vão piorar com as consequências económicas que esta crise pode desencadear.
Um estudo desenvolvido pelo Banco de Portugal revelou que implicações adversas da Covid-19 como: a desaceleração do investimento, as consequentes reduções de faturação e a dificuldade de gerar novos negócios vão dar origem a uma redução significativa do produto interno bruto português, bem como o regresso de uma taxa de desemprego que rondará os 10,1%. Consequências graves na economia que irá afetar todo o tecido empresarial.
Naturalmente que, perante este cenário, muitas organizações serão obrigadas a tomar medidas para garantir a sua sobrevivência no mercado. Uma delas passa por encontrar áreas onde possam cortar custos.
Atualmente em Portugal, a área do marketing já está a ser das mais afetadas: 18% dos departamentos de marketing das empresas viram o seu orçamento reduzido a nada e 22% das empresas parou completamente as operações ou produção. As conclusões foram retiradas do Barómetro desenvolvido pela Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) realizado junto a profissionais de marketing de vários sectores para medir o impacto do novo coronavírus no sector.
Embora estas medidas possam parecer uma alternativa viável, a verdade é que o marketing online nunca foi tão importante quanto agora. Quer saber porquê? Continue a ler este artigo!
Porque deve investir em marketing digital?
Se a internet já era importante para os negócios, hoje é a única alternativa para muitos deles. Relacionar-se com os clientes é mais importante do que nunca e o marketing digital pode ajudar nesse processo.
Agora que a maioria da população está “presa” em casa e passa grande parte do seu tempo na internet e nas redes sociais, esta é a melhor altura para começar a construir a sua vantagem competitiva. Caso contrário, ficará a um passo atrás dos seus concorrentes quando tudo voltar ao normal.
O marketing digital pode ajudá-lo a sobreviver nesses tempos difíceis e irá também contribuir para um retorno bem-sucedido quando a situação ficar resolvida.
Neste momento, desaparecer da Internet, o canal através do qual hoje todos os consumidores comunicam entre si, é perder força no mercado e deixar que os nossos concorrentes nos substituam. No entanto, há que saber avaliar qual a melhor forma de marcarmos presença. Um tempo longo sem publicações ou interações pode afetar negativamente o seu alcance, a taxa de engajamento e, mais importante, a aquisição de novos clientes. A falta de conteúdo e anúncios também pode levar a uma diminuição nas vendas caso esteja a gerir uma empresa de e-commerce.
Independentemente da sua empresa querer ou não investir em publicidade online, o conteúdo digital promovido pela sua marca deve útil para o seu público. Deve publicar temas que vão de encontro às necessidades e expectativas dos consumidores nestas circunstâncias. Já pensou em partilhar informação relacionada com a sua área de negócio no contexto do Covid-19? Se pensou nisso, está num bom caminho, tendo em conta que é o tema mais falado no mundo atualmente, porém é preciso ter cuidado para não parecer um aproveitamento da situação. Também pode ser interessante abordar uma outra perspetiva, de forma a satisfazer as necessidades do público que está em casa e que precisa simplesmente de se distrair.
Também a aposta na comunicação dos serviços poderá ser uma das formas de se destacar dos seus concorrentes. Mas como fazer isso? Através da presença assídua nas redes sociais e produção de conteúdos criativos. Estes fatores vão contribuir para criar uma ligação persistente com o seu público. Para quem vende produtos e ainda não tem uma loja online, agora também pode ser uma boa altura para criar uma.
Lembre-se que certamente os seus concorrentes não vão ignorar as oportunidades que surgem da nova realidade e podem até usar o tempo em que está parado para criar uma relação com o seu público. Depois da pandemia terminar (se terminar), as empresas que mantiveram a sua comunicação e o marketing digital, nestes tempos difíceis de crise, terão um retorno muito maior do que as marcas que suspenderam a sua atividade. Por isso, não deixe de aproveitar ao máximo o facto de as pessoas estarem tão ativas digitalmente, tendo em conta que a maioria não tem mais nada a fazer durante a quarentena.
Aqui está em resumo o que pode fazer agora para estar pronto para mais tarde:
- Reveja a calendarização dos seus conteúdos. Verifique que publicações vão precisar de alguns ajustes: quais devem ser alteradas, quais devem ser excluídas permanentemente e que tipo de temas deve criar para preencher as lacunas existentes.
- Planeie as suas campanhas de relançamento e prepare conteúdos criativos. Quando a situação voltar ao normal, estará pronto para passar isso para outros meios, enquanto os seus concorrentes ainda estão ocupados com os preparativos.
- Ofereça ajuda: aproxime-se dos seus clientes e tente saber quais são as suas necessidades. Isso tanto se pode aplicar a agências de marketing e comunicação (cujos clientes têm redes sociais) quanto a marcas (cujos clientes são seguidores nas redes sociais). Verifique se há algo mais que possa fazer para ajudá-los a passar por esse momento difícil e manter os negócios da melhor forma. Dessa forma, está a construir melhores relacionamentos que podem ser rentáveis no futuro.
- Gaste um parte do seu tempo com análises competitivas. Faça um estudo de mercado e verifique como é que os seus clientes e concorrentes comunicam perante a situação atual. Em seguida, tire algumas conclusões para melhorar a sua própria estratégia.